Sudão

Notícias importantes:

Centenas de desenhos de crianças em acampamentos no Chade foram encaminhados para o Tribunal Penal Internacional pela ONG britânica Waging Peace, que os vê como evidências de atrocidades cometidas em Darfur, no Sudão.

Para manter as crianças ocupadas enquanto registrava o depoimento de adultos, a pesquisadora da ONG deu folhas de papel e lápis coloridos para os menores que, por conta própria, começaram a desenhar ataques a seus vilarejos.

Centenas de ilustrações mostram homens adultos sendo mortos, mulheres baleadas, espancadas e feitas prisioneiras, bebês sendo atirados em fogueiras, tanques, e bombardeio de helicópteros e aviões contra civis.

A ONG Waging Peace recolheu 500 desenhos dos acampamentos. A maioria das crianças tinha de oito a dez anos de idade na época dos ataques, em 2003 e 2004. Agora elas vivem em campos de refugiados.

Os desenhos deverão ser exibidos em Londres no dia 8 de setembro para conscientizar as pessoas para a violência no Sudão, e serão levados a escolas britânicas onde crianças serão convidadas a retratar sua vida em desenhos e ver o contraste com a dos menores de Darfur.

'Estes desenhos são uma forma de evidência criminal de testemunhas silenciosas', disse a diretora da Waging Peace, Louise Roland-Gosselin. A ONG britânica quer organizar mostras com os desenhos em outras capitais européias.

Pelo menos 200 mil pessoas morreram e mais de 2 milhões foram obrigadas a deixar suas casas desde 2003. Milícias formadas por africanos muçulmanos de origem árabe, denominadas Janjaweed, são acusadas de crimes de guerra contra a população negra africana.

Fonte: BBC

Twitter Facebook Favorites